Praia Preta – Guarujá – SP


Paraíso deserto e preservado, a Praia Preta no município do Guarujá em SP, tem apenas 200 metros de extensão, com beleza selvagem, é um verdadeiro refúgio para os amantes da natureza.
Cercada por mata virgem atlântica, possui rica diversidade de plantas e animais, dá acesso a Praia do Camburi que possui quase as mesmas características, além de um rio que deságua da cachoeira no alto da Serra do Guararu.

Para chegar na Praia Preta, pega-se a trilha que começa no final da Prainha Branca (lado direito da Praia), é a mesma trilha utilizada para chegar na Praia do Camburi e na pequena cachoeira.

O tempo de percurso de aproximadamente 20 minutos e o nível de dificuldade avalio em FÁCIL, porém deve-se tomar cuidado, pode estar escorregadio devido as chuvas, animais silvestres como cobras e lagartos são comum. Faça a trilha com bastante atenção.
Logo verá uma placa indicando a decida para a Praia Preta, se não achar a placa, procure a trilha que desce para a praia, não é dificil.

Também é possível ir pela parte costeira (rochas), mas o cuidado deve ser redobrado para não escorregar, não recomendo em dias em que a maré está alta e o nível de difuculdade aumenta, acho muito perigoso, porém é mais rápido.

REGRAS PARA VISITAR A PRAINHA PRETA: Recolha o seu lixo, não use drogas e bebidas alcoólicas para diminuir o risco de acidentes, vá acompanhado.



Cachoeira da Prainha Branca / Prainha Preta


Cachoeira da Prainha Branca
Se você procura aventura, sem dúvida a Prainha Branca é o lugar ideal. Recomendo a trilha até a cachoeira, a caminhada dura em média 1h30 e o nível de dificuldade avalio em MÉDIO, pois a subida é bem íngreme e o percurso bem cansativo. 

Como Chegar: A trilha utiliza é mesma que dá acesso à Praia Preta e Praia do Camburi que ficam ao lado da Prainha Branca. Inicia-se pelo canto direito da Prainha Branca, após passar pela placa indicando a Prainha Preta deve-se seguir em frente até chegar em uma bifurcação. Deve-se seguir pelo lado direito e  seguir sempre em frente. Haverá um grande trechos de subida, mas o esforço vale a pena.

Também é possível chegar na cachoeira pela Praia Camburi, onde deve-se subir pelas pedras na lateral do Rio que desce da própria cachoeira. Particularmente acho está opção um pouco mais arriscada, pois as pedras são bem escorregadias e também corre o risco de vir um grande tromba d'água. Tenha sempre cautela e cuidado para não sofrer nenhum acidente e estragar o seu rolê.

REGRAS:
Recolha o seu lixo, não use drogas e bebidas alcoólicas para diminuir o risco de acidentes, vá acompanhado.


Fotos e Texto: Rafael Silva
 

Fotos e Texto: Rafael Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!