Prainha - Arraial do Cabo/RJ

 

Cartão postal da cidade, a "Prainha" é o paraíso.
De beleza única, tem como características, águas em tons de verde claro e azul, de temperatura baixa, sem onda e ideal para todas as idades. Sem infraestrutura, durante a semana a praia torna-se deserta, e nos fins de semana, existem apenas uma ou duas barracas que oferecem bebidas.

Como chegar: Existem três formas de chegar na Prainha:

1- Passeios de Barco
Você pode contratar passeio de barco de aproximadamente 03 horas, nas diversas agências de turismo na cidade, ou direto com os pescadores na Praia do Forno. O valor é em média R$ 50,00 por pessoas e algumas agências oferecem churrasco e caipirinha. Pesquise antes!

2- Carro
Como Arraial do Cabo é uma cidade pequena, logo no centro próximo a Praia Grande, você encontra as placas de sinalização sentido "a Prainha". Chegando lá tem um estacionamento, o valor médio é de R$ 15,00.



3- A Pé
Também é possível chegar na Prainha a pé.
A caminhada é longa mas o esforço é recompensado com a linda paisagem que te acompanhará até lá. 
Muitas vezes os passeios de barco são cancelados devido aos fortes ventos (eu já passei por isso), então a solução foi ir a pé.
O percurso é de aproximadamente 2 km contando com um atalho  que você pega no final da Praia do Anjos (lado direito), onde tem uma passagem (viela) entre duas casas que dá acesso a subida do pequeno morro, onde deve-se continuar a caminhada pela linda estradinha até a Prainha.

A frente avista-se a Praia do Farol
Para visitar a Ilha do Farol é necessário uma autorização do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira e um barco alugado. Isso deve-se em virtude da criação, em 1997, da Reserva Extrativista de Arraial do Cabo.  A Praia do Farol é paradisíaca e é considerada "a praia mais perfeita do Brasil" - INPE - Revista veja, 03/12/97 - O Globo, 31/01/99 - É Reserva da Praia do Farol Biosfera - Unesco, Possui 1000 metros de extensão, grandes dunas e águas azuis, transparentes e frias. Do Morro do Pontal do Atalaia e da Prainha se tem uma linda visão desta Praia.


A Ilha do Farol tem 5 km de extensão, com picos de até 390 metros de altitude. Abriga, além das ruínas do Farol (construído em 1833) que lhe dá o nome, a Fenda de Nossa Senhora, a Ponta do Focinho e o Farol Novo (construído em 1861). Destaca-se, entre os atrativos do local a Gruta Azul, que localiza-se na parte Oeste da Ilha. (Créditos: http://www.arraialdocabo-rj.com.br/).


 

Fotos e Texto: Rafael Silva e http://www.arraialdocabo-rj.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!